Enocuriosidades

Vinos de Pago, uma Exclusiva Classificação de Vinhos Espanhóis 

A Espanha, que ao lado da França e da Itália, é um dos três maiores produtores de vinhos do mundo, conta com a maior área com vinha plantada do planeta (...) a subcategoria Vino de Pago propõe uma classificação oficial com base em determinadas propriedades que possuem solos ou microclimas únicos.  ... (leia mais)

Sémillon - Grandes Vinhos Brancos Argentinos

A Argentina, sempre lembrada por seus tintos especialmente os elaborados com a Malbec (...) existem vinhos brancos argentinos, ainda fora do radar, elaborados com uma outra uva branca e que reservam gratas surpresas. Refiro-me à casta Sémillon  (leia mais)

Recioto della Valpolicella - o Doce Tesouro do Vêneto

A Itália possui uma ampla riqueza enológica (...) Um desses tesouros é o Recioto della Valpolicella, um fabuloso vinho tinto de sobremesa do Vêneto ... (leia mais)

Vinos de Postre - Um Doce Tesouro Argentino

Vinhos tintos elaborados com as uvas Malbec, Cabernet Franc, Bonarda, ou ainda vinhos brancos secos com a Torrontés vêm à mente quando falamos em vinhos argentinos. Em geral, na hora da sobremesa, os argentinos costumam preferir espumantes extra brut, e não vinhos doces (colheita tardia ou fortificados).

No entanto, existe uma variada e rica produção de vinos de postres na Argentina... (leia mais)

Foto:-Wolrd Wine

Vieux Château Saint-André, a “aposentadoria” de Jean Claude Berrouet

O que faz um enólogo respeitado, que dedicou quase a totalidade da sua carreira a elaborar um dos vinhos de maior prestígio, ao se aposentar?  (leia mais)

Foto: Maison Drappier/Wolrd Wine

As Uvas Esquecidas de Champagne

Os vinhos de Champagne são, em sua esmagadora maioria, elaborados com três uvas principais: Pinot Noir (a mais plantada), Pinot Meunier e Chardonnay. Em geral, apenas estas três castas são mencionadas como as uvas de Champagne.

No entanto, nem sempre foram essas as castas reinantes em Champagne.... (leia mais)

Embora de um país territorialmente pequeno, o vinho português apresenta uma grande riqueza. Esta riqueza reside nos diversos estilos... (leia mais)

A Alsácia é uma região única, uma fusão das culturas francesa e alemã decorrente de fatores históricos, como as diversas mudanças em seu domínio. ... (leia mais)

Há cerca de quinze anos atrás quando me interessei com mais afinco pelos vinhos do Porto, meu amigo de tantos ... (leia mais)

A Normandia é uma das poucas regiões francesas que não é reconhecida como produtora de vinhos. Os destaques gourmets ... (leia mais)

No mundo dos vinhos Bordeaux Château Cheval Blanc é sinônimo de prestígio e qualidade originando-se nessa região alguns dos vinhos mais ... (leia mais)

A Pinot Gris (Pinot Grigio em italiano; Grauburgunder em alemão, contando ainda com diversos outros nomes nesses e em outros idiomas) ... (leia mais)

Já faz alguns anos que os vinhos fermentados e/ou envelhecidos em ânforas de argila vêm ganhando popularidade em diversas ... (leia mais)

Produzindo vinhos em praticamente todas as suas regiões, do norte ao sul, passando por suas ilhas, a Sardegna e a Sicilia, a Itália ... (leia mais)

A Zinfandel, que testes de DNA comprovaram ser a mesma uva que a Primitivo italiana ou a croata Crljenak Kaštelanski, ... (leia mais)

O Champagne, um dos vinhos mais famosos do mundo, é um vinho espumante único proveniente de um terroir particular da região homônima. ... (leia mais)

A Itália é um país com imensa riqueza enológica, possuindo uma grande variedade de uvas autóctones e produção de vinhos em praticamente ... (leia mais)

A França é um dos maiores produtores de vinho do mundo, muitas vezes ocupando o primeiro lugar, e um dos maiores consumidores ... (leia mais)

Foire aux Vins pode ser traduzida literalmente como “feira de vinhos”. m daqueles eventos com ... (leia mais)

Espremida entre a Borgonha e a Suíça há uma região montanhosa, o Jura, com uma pequena produção de vinhos, apenas 10% exportados. ... (leia mais)

A Itália é um dos países com a maior riqueza enológica existente, produzindo vinhos em praticamente todas as suas regiões,  ... (leia mais)

Não raro, sou indagado sobre dicas de vinhos, sobretudo o que comprar em determinados países, tarefa, confesso, das  ... (leia mais)

Quando pensamos nos vinhos generosos (fortificados) de Portugal nos vêm à mente os vinhos do Porto, da Madeira e os Moscatéis. ... (leia mais)

Um dos grande trunfos dos vinhos portugueses reside nas suas diversas castas autóctones, que os ... (leia mais)

A experiência com o vinho, e sua descoberta, pode ocorrer das mais variadas maneiras. Na vinícola degustando  ... (leia mais)

Nas últimas semanas, selecionando rótulos para a degustação que então organizava, experimentei diversos  ... (leia mais)

Faz alguns dias degustei um vinho de origem inusitada, o Tandem 2011, um vinho 100% Syrah, com uvas... (leia mais)

Embora a noção de terroir nos países do novo mundo não seja, até mesmo por razões históricas, tão forte como em países como a França, ... (leia mais)

No sistema norte-americano das AVAS (American Viticultural Areas – o equivalente às apelações ou ... (leia mais)

Visitando recentemente alguns Châteaux de grande prestígio em Bordeaux, tive a oportunidade de degustar alguns de seus seconds vins.. (leia mais)

A identificação do vinho pela uva e não pelo local foi uma das maneiras encontradas pelos produtores do chamado "novo mundo" para ... (leia mais)

Cada região produtora de vinhos tem sua própria "lógica", ou seja, a forma de organização da indústria vitivinícola local em seus variados aspectos ... (leia mais)

Faz alguns anos, antes mesmo de iniciarmos esse blog, escrevemos três posts sobre regiões da Califórnia, respectivamente ... (leia mais)

Como vimos anteriormente, os franceses, a partir da década de 1970, sobretudo após o “Julgamento de Paris” em 1976, iniciaram diversos projetos ... (leia mais)

Os vinhos rosés, ou rosados, já se tornaram uma realidade no mercado brasileiro e mundial, se mostrando como uma excelente alternativa em dias de maior calor (algo não raro no Rio de Janeiro), ... (leia mais)

Mesmo em uma terra em que as predileções e atenções dos enófilos se voltam para os vinhos com Cabernet Sauvignon, Zinfandel, Pinot Noir e Chardonnay, dentre outras, ainda há espaço na Califórnia ... (leia mais)

Em 2011 tive a oportunidade de retornar à Califórnia, local em que muitos anos antes comecei a descobrir o mundo dos vinhos. Nessa viagem,  ... (leia mais)

Barolo é um lendário vinho tinto de Denominazione di Origine Controllata e Garantita (DOCG) produzido no Langhe, Piemonte, no Norte da Itália,  ... (leia mais)

Final de semana passado, embora o raro frio no Rio de Janeiro pedisse um vinho tinto, acabei por abrir um branco. Mas não um branco qualquer. Abri um vinho especial que. ... (leia mais)

Um dos livros mais prazerosos que li sobre vinho foi O Vinho Mais Caro da História - Fraude e Mistério no Mundo dos Bilionários (The Billionarie's Vinegar - The Mystery of the World's Most Expensive Bottle of Wine), de Benjamin Wallace, Editora Zahar. ... (leia mais)

Em agosto de 2011, vinícolas sul-africanas foram a acusadas  pela organização internacional Human Rights Watch de violações a direitos trabalhistas, como ... (leia mais)

Master of Wine é um dos mais respeitados e cobiçados títulos do mundo dos vinhos, uma espécie de doutorado. ... (leia mais)

Ao visitar algumas das regiões vinícolas da Califórnia em 2011, me deparei, ... (leia mais)

Conheço diversas pessoas que afirmam categoricamente ser a Pinot Noir a sua uva preferida, porém não sabem dizer   ... (leia mais)

O que significa filtrar um vinho? Por que há rótulos que informam que o vinho não passou por processo de  ... (leia mais)

Outro dia, um grande amigo me confidenciou: “sei que não combina, mas às vezes servem a sobremesa, uma torta de chocolate ou algo assim, ... (leia mais)

Já que estamos em época de Páscoa nada mais natural que falemos de uma das mais controvertidas e difíceis harmonizações: vinho e chocolate.  ... (leia mais)

A IBRAVIN e cia. se manifestaram recentemente informando que não iriam recuar em seus esforços para a implementação.  ... (leia mais)

Você sabe quais serão os vinhos nas Olimpíadas de Londres de 2012?  ... (leia mais)

Não é o primeiro caso de escândalos envolvendo falsificações de vinhos (lembremos do "Brunellogate, a ser objeto de um futuro post). ... (leia mais)

Um dos dois grandes erros clássicos de todo aprendiz de enófilo é comprar uma (e primeira) adega pequena, com pouca capacidade. ... (leia mais)

To Kalon ou To-Kalon (algo como o “chamado da beleza” em grego) é considerado um dos melhores vinhedos da Califórnia, quiçá do mundo. Sinônimo de vinhos ... (leia mais)

Chama-se American Viticultural Area (AVA) o sistema de denominação de origem dos vinhos adotado nos Estados Unidos da América. ... (leia mais)

Em 1976, em Paris, Steven Spurrier, um inglês proprietário de uma loja e de um curso de vinhos na Cidade-Luz... (leia mais)