Não sei exatamente qual foi o primeiro vinho que degustei, nem quando. Porém, foi em 1997, na Califórnia, que provei vinhos de forma "consciente", aprendendo noções de harmonização entre comida e vinho, e, o mais importante, que cada região, cada produtor e cada vinho possui uma história para contar.
A partir de então minha curiosidade aumentou e nos anos seguintes comecei a visitar mais e mais vinícolas em regiões diversas, passando por algumas destilarias e cervejarias, para ser bem democrático.
Muitas vezes a região escolhida era bem distante e fora do circuito tradicional. Não raro, as escolhas de qual região visitar decorriam de vinhos que havia provado e me encantado, como os vinhos de Paso Robles e de Anderson Valley (Califórnia), de Red Mountain e Horse Heaven Hills (Washington), Walla Walla Valley (Washington e Oregon), das sub-AVAs do Willamette Valley (Oregon, a Borgonha norte-americana), Tavel (Rhône sul, França), Condrieu, Hermitage (Rhône setentrional), França, Cafayate (Salta, Argentina), dentre outras.
Muitas outras vezes, provei vinhos e conheci vinícolas de locais visitados encontrados ao acaso, como em Santorini (Grécia), Tomar (Portugal), Turquia, Franciacorta (Lombardia, Itália), Montalcino (Toscana, Itália), Inglaterra, Normandia (França), Temecula Valley (Califórnia).
Com o passar dos anos, acabei por visitar mais de 300 vinícolas em mais de 30 regiões ao redor do mundo. E a partir dessas viagens e em conjunto com vinhos que chegavam à minha taça (comprados por mim, abertos por algum amigo apreciador etc), me tornei um entusiasta do mundo dos vinhos.
Em 2012 passei a escrever em um blog sobre vinhos, com o objetivo de compartilhar informações obtidas em viagens, em degustações e por meio de estudo. O blog foi a origem do presente site, que conta com os mais de 140 artigos escritos entre 2012 e início de 2023, e republicados nesse site, além de textos inéditos.
Concomitantemente, passei a estudar cada vez mais sobre vinhos. Após alguns cursos locais, acabei por obter, com mérito, em 2017 a certificação nível 3 do The Wine & Spirit Education Trust (WSET), a principal certificação internacional de vinhos.
Em abril de 2023, obtive a certificação de French Wine Scholar (Wine Scholar Guild), uma respeitada especialização internacional em vinhos franceses, tendo sido aprovado com "highest honors".
Recentemente, em 2024 recebi o título de Spanish Wine Scholar (Wine Scholar Guild), aprovado com "highest honors".
Esse site busca compartilhar minhas experiências no mundo do vinho, descobertas, e conhecimento. É mais uma etapa nessa incrível e divertida jornada!
Saúde! Santé! Cheers! Salut! ¡Salud! Prost! Sláinte! Skäl!
CB