CB, the wine hunter

Não sei exatamente qual foi o primeiro vinho que degustei, nem quando. Porém, foi em 1997, na Califórnia, que provei vinhos de forma "consciente", aprendendo noções de harmonização entre comida e vinho, e, o mais importante, que cada região, cada produtor e cada vinho possui uma história para contar. 

A partir de então minha curiosidade aumentou e nos anos seguintes comecei a visitar mais e mais vinícolas em regiões diversas, passando por algumas destilarias e cervejarias, para ser bem democrático.

Muitas vezes a região escolhida era bem distante e fora do circuito tradicional. Não raro, as escolhas de qual região visitar decorriam de vinhos que havia provado e me encantado, como os vinhos de Paso Robles e de Anderson Valley (Califórnia), de Red Mountain e Horse Heaven Hills (Washington), Walla Walla Valley (Washington e Oregon), das sub-AVAs do Willamette Valley (Oregon, a Borgonha norte-americana), Tavel (Rhône sul, França), Condrieu, Hermitage (Rhône setentrional), França, Cafayate (Salta, Argentina), dentre outras. 

Muitas outras vezes, provei vinhos e conheci vinícolas de locais visitados encontrados ao acaso, como em Santorini (Grécia), Tomar (Portugal), Turquia, Franciacorta (Lombardia, Itália), Montalcino (Toscana, Itália), Inglaterra, Normandia (França), Temecula Valley (Califórnia). 

Com o passar dos anos, acabei por visitar mais de 300 vinícolas em mais de 30 regiões ao redor do mundo.  E a partir dessas viagens e em conjunto com vinhos que chegavam à minha taça (comprados por mim, abertos por algum amigo apreciador etc), me tornei um entusiasta do mundo dos vinhos.

Em 2012 passei a escrever em um blog sobre vinhos, com o objetivo de compartilhar informações obtidas em viagens, em degustações e por meio de estudo. O blog foi a origem do presente site, que conta com os mais de 140 artigos escritos entre 2012 e início de 2023, e republicados nesse site, além de textos inéditos.

Concomitantemente, passei a estudar cada vez mais sobre vinhos. Após alguns cursos locais, acabei por obter, com mérito, em 2017 a certificação nível 3 do The Wine & Spirit Education Trust (WSET), a principal certificação internacional de vinhos.

Em abril de 2023, obtive a certificação  de French Wine Scholar (Wine Scholar Guild), uma respeitada especialização internacional em vinhos franceses, tendo sido aprovado com "highest honors". 

Esse site busca compartilhar minhas experiências no mundo do vinho, descobertas, e conhecimento. É mais uma etapa nessa incrível  e divertida jornada!

Saúde! Santé! Cheers! Salut! ¡Salud! Prost! Sláinte! Skäl!

CB