Florença - Firenze no original - a cidade que respira arte e história, com seus museus, praças, palácios, igrejas e monumentos, é a “entrada” para a belíssima região da Toscana com seus incríveis vinhos e rica gastronomia.
Retornar à Florença significa não apenas revisitar locais favoritos, mas realizar novas descobertas. Exatamente o que aconteceu em recente viagem à “La Bella”, quando descobri as renascidas “buchette del vino”, ou “janelas do vinho” (...) (leia mais)
© Vins du Beaujolais
Na terceira quinta-feira de novembro de cada ano ocorre o lançamento da nova safra do chamado Beaujolais Nouveau. Em mais de uma centena de países, lojas especializadas de vinhos e restaurantes anunciam: “Le Beaujolais Nouveau est arrivé!” E, assim, é lançada a nova safra (do mesmo ano em curso) dos vinhos Beaujolais Nouveau, vinhos tintos ou rosés jovens elaborados sob o manto da AOC Beaujolais ou da AOC Beaujolais Villages (...) (leia mais)
Em 2024 a Bodegas Vivanco, em Briones, na sub-região da Rioja Alta, comemora 20 anos de sua inauguração, aliando tradição com modernidade e reconhecida como um dos grandes projetos de enoturismo na Rioja.
Embora aparentemente nova para os padrões da região, que conta com diversas vinícolas centenárias, a história da família Vivanco com a produção de vinhos começou quatro gerações atrás, em 1915 ... (leia mais)
A Itália possui uma ampla riqueza enológica (...) Um desses tesouros é o Recioto della Valpolicella, um fabuloso vinho tinto de sobremesa do Vêneto ... (leia mais)
Vinhos tintos elaborados com as uvas Malbec, Cabernet Franc, Bonarda, ou ainda vinhos brancos secos com a Torrontés vêm à mente quando falamos em vinhos argentinos. Em geral, na hora da sobremesa, os argentinos costumam preferir espumantes extra brut, e não vinhos doces (colheita tardia ou fortificados).
No entanto, existe uma variada e rica produção de vinos de postres na Argentina... (leia mais)
Foto:-Wolrd Wine
O que faz um enólogo respeitado, que dedicou quase a totalidade da sua carreira a elaborar um dos vinhos de maior prestígio, ao se aposentar? (leia mais)
Portugal conta com diversos estilos de vinhos (espumantes e frisantes, fortificados, tranquilos), e centenas de uvas autóctones somadas a algumas castas “estrangeiras” que muito bem se adaptaram em terras lusitanas (e.g. Alicante Bouschet, Tinta Roriz/Aragonez). Toda essa riqueza conjuga-se com uma imensa variedade de microclimas e solos, em regiões do norte ao sul do país... (leia mais)
Podemos dizer que o filme Sideways – Entre Umas e Outras (2004) do diretor Alexander Payne popularizou não apenas a uva Pinot Noir (em detrimento da Merlot) ... (leia mais)
É consenso entre os enófilos que viajar significa trazer garrafas para abastecer a adega. Diria até que se trata de uma necessidade diante dos preços inflacionados praticados no Brasil, ... (leia mais)
Temecula Valley é uma das regiões de vinhos da Califórnia menos conhecida fora dos Estados Unidos (quiçá, fora da Califórnia mesmo), ... (leia mais)
Costumo dizer que não há um mundo do vinho, mas diversos mundos. Cada país, cada região, apresenta sua própria lógica, seus próprios ... (leia mais)
No nosso post anterior (Paris - Lavinia X Bordeauxthèque) destacamos as nossas duas lojas preferidas para comprar vinhos em Paris. ... (leia mais)
Viajar para um país de tradição vinícola é sempre, para os enófilos e aprendizes de connaisseur brasileiros, uma feliz oportunidade de abastecer a adega com bons rótulos por preços ... (leia mais)
Um dos livros mais prazerosos que li sobre vinho foi O Vinho Mais Caro da História - Fraude e Mistério no Mundo dos Bilionários (The Billionarie's Vinegar - The Mystery of the World's Most Expensive Bottle of Wine), de Benjamin Wallace, Editora Zahar. ... (leia mais)
O livro Sideways de Rex Pickett, lançado em 2004, e naquele mesmo ano levado às telas pelo diretor Alexander Payne, se transformou em um enorme sucesso, e ... (leia mais)
Outro dia, um grande amigo me confidenciou: “sei que não combina, mas às vezes servem a sobremesa, uma torta de chocolate ou algo assim, ... (leia mais)
Já que estamos em época de Páscoa nada mais natural que falemos de uma das mais controvertidas e difíceis harmonizações: vinho e chocolate. ... (leia mais)
Existem diversas organizações no mundo que congregam Sommeliers ou aspirantes, com seus diversos níveis e certificados, e até mesmo concursos... (leia mais)
Sentar em um restaurante, e desfrutar em boa companhia de uma refeição memorável, de preferência com um belo vinho, é um dos grandes... (leia mais)
Ao organizarmos nossa viagem, optamos por conhecer diferentes zonas vinícolas californianas, desde a mais badalada, Napa Valley, até as menos famosas... (leia mais)
Sonoma é uma região vizinha a Napa Valley que, embora menos badalada e mais low profile, produz vinhos incríveis, desde a Chardonnay e a delicada... (leia mais)
Atendendo a pedidos de diversos amigos, resolvemos publicar no blog uma série de três posts sobre uma viagem à Califórnia, e originariamente... (leia mais)
Quando falamos em harmonização do vinho não raro nos referimos especificamente ao seu casamento com a comida.... (leia mais)
Para um enófilo, viajar é essencial! É uma oportunidade para conhecer novos vinhos (ou revisitar antigos favoritos), experimentar... (leia mais)