Caves Legrand - Dica de Paris

Domingo, 31 de agosto de 2014

Para um enófilo, viajar é essencial! É uma oportunidade para conhecer novos vinhos (ou revisitar antigos favoritos), experimentar novos pratos, aprender um poucos mais sobre vinhos. Para tudo isso, a Cidade-Luz se mostra como um dos melhores destinos (relembre os posts Paris: Aula e Degustação de Vinhos; Paris: Degustando Grandes Vinhos em Taças; Paris: Lavinia Versus Bordeauxthèque; Paris: Mais Dicas de Lojas de Vinho).


Faz alguns meses, pensando em visitar apenas mais uma loja de vinhos em Paris, tive a grata surpresa de encontrar não apenas uma mera loja, mais um local seriamente dedicado ao vinho, com cursos, degustações, bar à vin, e delicatessen gourmet.


As Caves Legrand, ou Legrand Filles et Fils, se situam no número 1 da Rue de la Banque, no 2o arrondissement de Paris, tratando-se de verdadeira instituição na Cidade-Luz.

Fundada em 1880 como mercearia, foi a partir de 1945 com Lucien Legrand que a Legrand começou a se voltar ao vinho, buscando selecionar pequenos produtores franceses de altíssima qualidade, legado este seguido pelas gerações seguintes.

Hoje as Caves Legrand - além de possuir uma belíssima seleção de vinhos franceses (lá, por exemplo, me deparei com vinhos bem difíceis de serem encontrados como o Tertre-Roteboeuf de Saint-Emilion, ou o branco do Château Talbot) - também vendem vinhos de diversos países do mundo, desde Itália e Portugal, até Chile e Argentina, em uma rigorosa seleção internacional.


Achei os preços bem justos, em especial se comparados com outras enotecas de Paris como a  Lavinia ou a  Bordeauxthèque.

Além de vender vinhos, produtos gourmet, livros e eno-apetrechos, as Caves Legrand promovem cursos diversos e degustações temáticas.


No entanto, o que mais nos chamou a atenção foi o charmoso Bar à Vin, com mesas voltadas para uma charmosa galeria, e com uma bela e atenta carta de vinhos. As comidinhas para acompanhar o vinho são simples, porém com produtos de altíssima qualidade e muitas vezes extremamente artesanais.


Acabamos por almoçar por lá mesmo e degustamos dois belos vinhos em taça, um Andre Perret Condrieu 2010 e um Château Saint-Pierre 2008, um belíssimo quatrième cru de Saint-Julien.


Um acontecimento digno de nota foi o fato do Sommelier, após provar o Bordeaux que havíamos escolhido, ter, após desculpas, recolhido nossas taças e aberto uma nova garrafa, oferecendo-nos novas taças (já havia bebido um terço da minha). 

A razão? Embora o vinho estivesse em perfeitas condições, o profissional entendeu que o vinho da garrafa da qual haviam sido servidas nossas taças estava ligeiramente inferior ao das demais que ele até então havia provado, não condizendo com o vinho ofertado. E a garrafa acabou por ser descartada! 


Esse tipo de preocupação apenas demonstra o comprometimento da equipe das Caves Legrand com o vinho e a experiência que este proporciona.


Fica, assim, a dica de um dos meus (novos) locais favoritos para compras de vinhos e degustações em Paris.


Santé!

Comentários (Respostas)