A Espanha é o país com a maior área de vinhedos plantados e terceiro produtor de vinhos em volume. Possui uma ampla variedade de castas e diversos estilos de vinhos, dos espumantes aos vinhos fortificados, passando pelos vinhos tranquilos (...) Nesse mar de diversidade e qualidade, uma das denominações de origem de maior prestígio é, sem dúvida alguma, a Ribera del Duero, na região de Castilla y León (...)
Dentre as diversas vinícolas que surgiram na região na virada do século, um dos destaques foi a Aalto. Fundada em fevereiro de 1999 por Mariano García Fernández e Javier Zaccagnini,(...) (leia mais)
Nesse mês de março de 2025, os Douro Boys retornaram ao Brasil (...) trazendo a primeira edição internacional de masterclasses intituladas “Luxury of Time” (...)
Recentemente, (...) no Rio de Janeiro, tive o privilégio de novamente participar de uma inesquecível masterclass dos Douro Boys, com Tomás Roquette (Quinta do Crasto), Francisco Olazabal (Quinta do Vale Meão), José Teles (Niepoort) e João Alvares Ribeiro (Quinta do Vallado) (...) (leia mais)
Recentemente, na última viagem à Espanha, degustei diversos Vinos de Pago e tive o grande privilégio de visitar uma das principais vinícolas inseridas nessa categoria, a Abadia Retuerta.
Situada em Sardón del Duero, na região de Castilla y León, e próxima às fronteiras da DOC Ribeira del Duero, a vinícola Abadia Retuerta empresta seu nome do monastério Nuestra Señora Santa María de Retuerta (...) (leia mais)
Florença - Firenze no original - a cidade que respira arte e história, com seus museus, praças, palácios, igrejas e monumentos, é a “entrada” para a belíssima região da Toscana com seus incríveis vinhos e rica gastronomia.
Retornar à Florença significa não apenas revisitar locais favoritos, mas realizar novas descobertas. Exatamente o que aconteceu em recente viagem à “La Bella”, quando descobri as renascidas “buchette del vino”, ou “janelas do vinho” (...) (leia mais)
Como escrevi faz alguns anos, encontrar um vinho da safra de meu nascimento, 1974, tornou-se uma árdua tarefa, até por não ter sido uma safra excepcional no Piemonte, em Bordeaux, na Borgonha, ou em outras regiões conhecidas pela longevidade de alguns de seus vinhos.
Por conta disso, direcionei minhas buscas para os vinhos fortificados, em especial os Portos (...) (leia mais)
© Vins du Beaujolais
Na terceira quinta-feira de novembro de cada ano ocorre o lançamento da nova safra do chamado Beaujolais Nouveau. Em mais de uma centena de países, lojas especializadas de vinhos e restaurantes anunciam: “Le Beaujolais Nouveau est arrivé!” E, assim, é lançada a nova safra (do mesmo ano em curso) dos vinhos Beaujolais Nouveau, vinhos tintos ou rosés jovens elaborados sob o manto da AOC Beaujolais ou da AOC Beaujolais Villages (...) (leia mais)
A região produtora de vinhos da Rioja, uma das mais conhecidas da Espanha, juntamente com o Priorato, detém o nível mais alto das apelações de origem espanholas, qual seja, Denominación de Origen Calificada (DOCa). ... (leia mais)
Em 2024 a Bodegas Vivanco, em Briones, na sub-região da Rioja Alta, comemora 20 anos de sua inauguração, aliando tradição com modernidade e reconhecida como um dos grandes projetos de enoturismo na Rioja.
Embora aparentemente nova para os padrões da região, que conta com diversas vinícolas centenárias, a história da família Vivanco com a produção de vinhos começou quatro gerações atrás, em 1915 ... (leia mais)
Existem na Espanha, país com a maior área plantada com vinhedos do mundo, mais de 200 uvas diferentes, predominando os vinhos tintos (...)
A Ribera del Duero, a mais célebre das denominações de origem da região de Castilla y León e reconhecida por seus vinhos tintos, recentemente passou a autorizar a produção de vinhos brancos ... (leia mais)
Côte-Rôtie é um dos Crus (Appellation d'Origine Protégée/Côntrolée destacada por ter grande prestígio) do Rhône setentrional, e seus vinhos rivalizam em qualidade e preço com os vinhos da vizinha Hermitage... (leia mais)
A Espanha, que ao lado da França e da Itália, é um dos três maiores produtores de vinhos do mundo, conta com a maior área com vinha plantada do planeta (...) a subcategoria Vino de Pago propõe uma classificação oficial com base em determinadas propriedades que possuem solos ou microclimas únicos. ... (leia mais)
A Argentina, sempre lembrada por seus tintos especialmente os elaborados com a Malbec (...) existem vinhos brancos argentinos, ainda fora do radar, elaborados com uma outra uva branca e que reservam gratas surpresas. Refiro-me à casta Sémillon (leia mais)
A Itália possui uma ampla riqueza enológica (...) Um desses tesouros é o Recioto della Valpolicella, um fabuloso vinho tinto de sobremesa do Vêneto ... (leia mais)
Em 2017 tive a oportunidade de participar de uma vindima, um sonho até então, e uma experiência inesquecível. Porém, não foi apenas uma colheita, mas a primeira vindima de um novo projeto vinícola, no Dão, na sub-região da Serra da Estrela, a Quinta da Bordaleira... (leia mais)
Degustar um vinho de uma vinícola que já visitamos (e adoramos) é sempre uma bela experiência. Somos transportados no tempo e no espaço, relembrando com grande nitidez aquele momento especial. A nostalgia acaba por influenciar a degustação, tornando-a mais subjetiva do que objetiva, e, com certeza, ainda mais prazerosa.
Recentemente, com um grupo de amigos, ao degustar um espetacular e maduro Silver Oak Alexander Valley Cabernet Sauvignon 2011... (leia mais)
Vinhos tintos elaborados com as uvas Malbec, Cabernet Franc, Bonarda, ou ainda vinhos brancos secos com a Torrontés vêm à mente quando falamos em vinhos argentinos. Em geral, na hora da sobremesa, os argentinos costumam preferir espumantes extra brut, e não vinhos doces (colheita tardia ou fortificados).
No entanto, existe uma variada e rica produção de vinos de postres na Argentina... (leia mais)
O que faz um enólogo respeitado, que dedicou quase a totalidade da sua carreira a elaborar um dos vinhos de maior prestígio, ao se aposentar? (leia mais)
Foto:-Wolrd Wine
Recentemente, tive o privilégio de participar do pré-lançamento no Rio de Janeiro do Garzón Balasto 2020, o vinho ícone da uruguaia Bodega Garzón, evento conduzido pelo chileno Christian Wylie, CEO da vinícola, que nos brindou não apenas com vinhos espetaculares, mas sobretudo com detalhes, fatos e curiosidades da Gárzon... (leia mais)
Foto: Maison Drappier/World Wine
Os vinhos de Champagne são, em sua esmagadora maioria, elaborados com três uvas principais: Pinot Noir (a mais plantada), Pinot Meunier e Chardonnay. Em geral, apenas estas três castas são mencionadas como as uvas de Champagne.
No entanto, nem sempre foram essas as castas reinantes em Champagne.... (leia mais)
A Taylor’s é uma das casas de vinho do Porto mais antigas e tradicionais. Fundada em 1692, dedica-se inteiramente à produção de vinho do Porto, sempre primando pela alta qualidade e pelo pioneirismo... (leia mais)
Portugal conta com diversos estilos de vinhos (espumantes e frisantes, fortificados, tranquilos), e centenas de uvas autóctones somadas a algumas castas “estrangeiras” que muito bem se adaptaram em terras lusitanas (e.g. Alicante Bouschet, Tinta Roriz/Aragonez). Toda essa riqueza conjuga-se com uma imensa variedade de microclimas e solos, em regiões do norte ao sul do país... (leia mais)
Embora de um país territorialmente pequeno, o vinho português apresenta uma grande riqueza. Esta riqueza reside nos diversos estilos... (leia mais)
Os vinhos de Champagne são os espumantes clássicos e mais procurados para celebrações, em especial na virada do ano. Porém, existem alternativas de excelente qualidade e com preços mais acessíveis. Dentre elas, as Cavas se destacam... (leia mais)
Conheça a revista CB, the wine hunter no Flipboard
Acompanhe a nossa revista personalizada no Flipboard, com fotos e artigos!