Sábado, 21 de dezembro de 2024
Como escrevi faz alguns anos, encontrar um vinho da safra de meu nascimento, 1974, tornou-se uma árdua tarefa, até por não ter sido uma safra excepcional no Piemonte, em Bordeaux, na Borgonha, ou em outras regiões conhecidas pela longevidade de alguns de seus vinhos.
Por conta disso, direcionei minhas buscas para os vinhos fortificados, em especial os Portos.
Em 2014, em uma viagem ao Porto, minha esposa me presenteou com um Kopke Colheita 1974. Por conta disso, decidi em 2019, em uma viagem à cidade do Porto, buscar outros vinhos, Colheitas ou Vintages, da safra de 1974. Acabei encontrando (e novamente ganhando de presente da minha esposa) uma edição especial do Porto Barros Colheita 1974, comemorativa da Revolução dos Cravos (movimento popular e militar que ocorreu em Portugal no dia 25 de abril de 1974, derrubando a ditadura do Estado Novo de Antônio Salazar e reestabelecendo a democracia no país).
Fundada em Vila Nova de Gaia em 1913 por Manoel de Almeida, a Barros Porto é uma clássica casa de vinho do Porto, e fundada por um português e não por ingleses ou escoceses. A Porto Barros é conhecida por seus Portos Old Tawnies de um único ano, os Colheitas. Desde junho de 2006, a Porto Barros pertence ao portifólio do Grupo Sogevinus, que manteve a qualidade e a identidade da vinícola.
Tawnies de um único ano, os Colheitas. Desde junho de 2006, a Porto Barros pertence ao portifólio do Grupo Sogevinus, que manteve a qualidade e a identidade da vinícola.
Os Portos Tawnies são vinhos fortificados elaborados em estilo oxidativo em barris menores chamados de “pipas”. São vinhos que criam depósitos durante seu envelhecimento em barricas e quando engarrafados estão prontos. Evoluem muito pouco após serem engarrafados, ao contrário dos Portos Vintages, de estilo redutivo, que se beneficiam do tempo em garrafa, evoluindo.
Segundo o IVDP (Instituto do Vinho do Douro e do Porto), os Tawnies Colheitas são vinhos do Porto de uma só colheita (ao contrário dos Tawnies com indicação de idade que são cortes de diferentes vinhos) e são envelhecidos em madeira por um período mínimo de sete anos, originando vinhos com cor alourada, com aromas e sabores que evoluem ao longo do tempo de estágio em madeira, originando complexidades diferenciadas, de acordo com a idade em que foram engarrafados.
O Porto Barros Colheita 1974 foi engarrafado com um pouco mais de 40 anos, e foi degustado no meu aniversário de 50 anos em junho de 2024. Apresentou uma cor alourada, com uma complexidade incrível, com um perfeito equilíbrio entre doçura e acidez, com notas de tabaco, caramelo, nozes e casca de laranja. E um final extremamente longo. Um vinho perfeito para comemorar meia década de vida!
Saúde!