Os Cabs da Silver Oak Cellars


Domingo, 26 de novembro de 2023

Degustar um vinho de uma vinícola que já visitamos (e adoramos) é sempre uma bela experiência. Somos transportados no tempo e no espaço, relembrando com grande nitidez aquele momento especial. A nostalgia acaba por influenciar a degustação, tornando-a mais subjetiva do que objetiva, e, com certeza, ainda mais prazerosa.


Recentemente, com um grupo de amigos, ao degustar um espetacular e maduro Silver Oak Alexander Valley Cabernet Sauvignon 2011, imediatamente transportei-me ao passado e vi-me em Napa Valley uma vez mais (acesse aqui artigos sobre a Califórnia).

 


A Silver Oak Cellars foi fundada em 1972 por Ray Duncan e Justin Meyer (este vendeu sua parte para o primeiro em 2001), e hoje é administrada pela segunda geração da família (David e Tim Duncan). O nome deriva de sua localização em Napa, no entroncamento entre a Silverado Trail e Oakville.


O foco da Silver Oak Cellars sempre foi a elaboração de vinhos com a Cabernet Sauvignon utilizando apenas barricas de carvalho americano. 




Nesse ponto, vale observar que um vinho californiano com indicação de determinada uva no rótulo não precisa, pela legislação local, ser elaborado 100% com a uva indicada, mas com um mínimo de 75%. Assim, os Cabs da Silver Oak Cellars contam com um mínimo de 75% de Cabernet Sauvignon, que são, quase sempre, complementados por outras uvas, como Cabernet Franc, Merlot, Petit Verdot e Malbec, variando as uvas e seus percentuais safra a safra. 

Apenas dois vinhos são elaborados pela vinícola: Silver Oak Alexander Valley Cabernet Sauvignon e Silver Oak Napa Valley Cabernet Sauvignon, o primeiro com uma produção mais volumosa que o segundo.

 

As uvas dos vinhos da Silver Oak Cellars são provenientes de vinhedos próprios ou de viticultores com quem possuem contratos de longo prazo. Em Napa, a Silver Oak Cellars possui o Soda Canyon Ranch Vineyard (a principal fonte de uvas para seu Cab Napa Valley), Jump Rock Vineyard e Navone Vineyard. Já em Alexander Valley, no condado vizinho de Sonoma, possui os vinhedos Miraval, Red Tail, Sausal, Big River e Crazy Creek

Desde 2015 a Silver Oak Cellars tornou-se a primeira vinícola norte-americana a ter a sua própria toneleria, quando adquiriu a A&K Cooperage, do Missouri, com quem, aliás, já tinha parceria desde o ano 2000 para fabricar suas barricas de carvalho americano. A Silver Oak Cellars até hoje utiliza apenas barricas de carvalho americano, entendendo que esse tipo de carvalho agrega menos madeira e taninos que o carvalho francês.


Em regra, ambos os vinhos da Silver Oak Cellars estagiam por 25 meses em barricas de carvalho americano. O Silver Oak Alexander Valley Cabernet Sauvignon em um misto de barricas novas e de segundo uso, com mais 14 meses em garrafa antes do lançamento comercial. Já o Silver Oak Napa Valley Cabernet Sauvignon passa apenas por barricas novas e repousa 20 meses antes de ser liberado.

Embora o foco da Silver Oak Cellars seja em vinhos com a Cabernet Sauvignon, o grupo possui ainda dois outros projetos (sister wineries). O principal é o Twomey, com foco em vinhos elaborados com a Pinot Noir, explorando diversos terroirs californianos (nas American Viticultural Areas de Russian River Valley, Sonoma Valley, Sonoma Coast, Santa Lucia Highlands, Anderson Valley e o famoso vinhedo Bien Nacido Vineyard em Santa Maria Valley), e do Oregon (Willamette Valley, Dundee Hills), produzindo ainda vinhos com a Chardonnay (Willamette Valley, Oregon) e com a Sauvignon Blanc (vinhedos nas AVAs de Calistoga e Oakville em Napa).

O segundo e mais recente projeto é o Timeless, um vinho ultra premium a partir das uvas do vinhedo Soda Canyon Ranch, em Napa, e que é, como já mencionado, a espinha dorsal do Silver Oak Napa Valley Cabernet Sauvignon. Também é um vinho com predominância da Cabernet Sauvignon e hoje em sua quarta safra (2020). 


Além disso, em 2017 a Silver Oak Cellars adquiriu a cultuada OVID, vinícola situada na Pritchard Hill, em Oakville, mantendo a sua identidade.


A Silver Oak Cellars possui duas instalações, a original, em Napa Valley, e uma mais recente em Alexander Valley, Sonoma, ambas abertas a visitas.

Alguns anos atrás tive a oportunidade de visitar a Silver Oak Cellars em Napa Valley. Na degustação foram servidos vinhos lançados alguns anos antes no mercado (não eram as últimas safras) e um terceiro mais antigo, um library wine. Os vinhos foram Silver Oak Alexander Valley Cabernet Sauvignon 2010, Silver Oak Napa Valley Cabernet Sauvignon 2009 e, por fim, um maduro Silver Oak Napa Valley Cabernet Sauvignon 2006, todos espetaculares. Uma experiência inesquecível!


Cheers! 

Comentários (Respostas)