Taylor’s Golden Age 50 Years Old Tawny Port


Sexta-feira, 30 de junho de 2023

A Taylor’s é uma das casas de vinho do Porto mais antigas e tradicionais. Fundada em 1692, dedica-se inteiramente à produção de vinho do Porto, sempre primando pela alta qualidade e pelo pioneirismo.

Esse pioneirismo se traduz na criação, ao longo do século XX, de diversos estilos de vinho do Porto, como o Taylor’s Chip Dry (1934), um Porto branco seco; e a criação dos Late Bottled Vintages (o primeiro LBV, safra 1965, foi lançado em 1970)


Por outro lado, a Taylor’s possui uma grande reserva de vinhos raros e antigos dentre os quais se destacam vinhos do Porto Tawny.


Em 2010 a Taylor’s brindou o mercado com o Scion, uma edição extremamente limitada de um Porto Tawny elaborado com lotes muito antigos de vinhos da época anterior à filoxera.


Foto cedida pela Taylor's

Em 2014 a Taylor’s lançou o Taylor’s Single Harvest 1863, um Tawny colheita, a partir de sua coleção de lotes de vinhos antigos. No mesmo ano lançou o Single Harvest 1964, e nos anos seguintes os Single Harvest 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1970 e o 1971, todos Tawnies Colheitas (Portos Tawnies de um ano específico e envelhecidos em cascos por um período mínimo de sete anos).


Dessa sorte, mais uma vez de forma pioneira, a Taylor’s criou uma tendência, seguida por vários outros grandes produtores de vinhos do Porto, de lançar no mercado vinhos muito antigos, verdadeiras cápsulas do tempo.


Seguindo essa tendência das casas de vinho do Porto em lançar vinhos de lotes antigos, não necessariamente colheitas (Tawnies de safras específicas), o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto – IVDP, por meio de seu Conselho Interprofissional, deliberou em agosto de 2021 pela criação de novas categorias de vinho do Porto: Tawny 50 Anos, Brancos 50 anos e os chamados Very Very Old Tawny Port, vinhos com no mínimo 80 anos. Assim, houve a criação de novas categorias, atualizando-se o regulamento 242/2010. 

Convém relembrar que os Tawnies com indicação de idade (10, 20, 30, 40, 50 Years e Very Very Old Tawny) são cortes de vinhos com idades distintas. A idade indicada no rótulo é uma idade média, e não a idade do componente mais novo integrante do corte. Esses vinhos não evoluem em garrafa e perdem frescura com o passar dos anos, estando prontos para consumo quando engarrafados.


 A Taylor’s trouxe, então, ao mercado alguns vinhos dessas categorias dos Tawnies com indicação de idade, como, por exemplo, o Taylor’s Platinum Jubilee (em homenagem ao jubileu de platina da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido), o recente Taylor’s Coronation Port (pela coroação do Rei Charles III em maio deste ano) – ambos da categoria Very Very Old Tawny Port – e o Taylor’s Golden Age 50 Years Old Tawny Port.

Recentemente, tive o privilégio de degustar o Taylor’s Golden Age 50 Years Old Tawny Port, um vinho complexo e único. 


O vinho apresentava uma linda cor castanha com bordas alaranjadas, quase douradas. No nariz havia uma múltipla paleta, com toffee, casca de laranja, passas, noz-moscada e cravo. Na boca, sobressaiam ameixas, damascos, raspas de casca de laranja, caramelo e amêndoas, com uma acidez média. O final de boca era longo, ficando por horas a fio o seu gosto.


Já havia provado diversos vinhos do Porto antigos, inclusive alguns dos Taylor’s Single Harvest (1964, 1965, 1966, 1967 e 1968), todos excelentes, porém degustar o Taylor’s Golden Age 50 Years Old Tawny Port foi uma experiência ímpar e especial para um apreciador de vinhos do Porto como eu. 


Uma degustação inesquecível!


Saúde!  


Foto cedida pela Taylor's

Comentários (Respostas)