Rhone Rangers

Sábado, 13 de outubro de 2012

Mesmo em uma terra em que as predileções e atenções dos enófilos se voltam para os vinhos com Cabernet Sauvignon, Zinfandel, Pinot Noir e Chardonnay, dentre outras, ainda há espaço na Califórnia para outras uvas menos conhecidas e populares, como as variedades típicas do Rhône, na França. E não me refiro apenas à Syrah, mas também à Grenache, Mourvèdre, Roussane, Cinsault, Marsanne, dentre outras.


Surgidos na década de 1980, os chamados Rhone Rangers, um

grupo formado por enólogos, viticultores e vinicultores californianos eram, em um momento inicial, apenas um grupo de apaixonados (e curiosos) pelas cepas típicas do Rhône. 


O movimento espontâneo tinha por expoentes nomes famosos na história do vinho californiano, como Randall Grahm (Bonny Doon Vineyards), Bob Lindquist (Qupé Wine Cellars), Joseph Phelps (Joseph Phelps Winery), dentre outros não menos importantes. Juntos os Rhone Rangers começaram a popularizar cepas típicas do Ródano, resgatando a Viognier, a Mourvèdre (conhecida na Califórnia também pelo nome Mataró) e Grenache, plantadas na Califórnia muitos anos antes e relegadas ao esquecimento e à beira da extinção.

A Syrah também era objeto de atenção dos Rhone Rangers, embora resgatada do ostracismo anos antes por Gary Eberle (uma outra história a ser contada), que pode ser considerado o pai da Syrah na Califórnia.


Na década de 1990 os Rhone Rangers se renovaram, surgindo como uma organização sem fins lucrativos voltada à promoção dos vinhos elaborados com as uvas típicas do Ródano


Nesse período, chegaram à Califórnia novos clones de cepas do Rhône, vindos diretamente da França, com destaque para a inauguração em Paso Robles da Tablas Creek Vineyards, joint-venture da família Perrin (Château de Beaucastel) e Robert Haas, trazendo clones diretamente de vinhedos do Rhône.


Nessa mesma época, algumas vinícolas californianas como Zaca Mesa Winery e Unti Vineyards, também importaram seus próprios clones diretamente do Rhône.


Hoje os Rhone Rangers são uma organização civil que congrega desde vinícolas até consumidores, todos com a mesm paixão: as incríveis uvas do Rhône. Seu papel é primordial na promoção dos vinhos elaborados com as uvas do Ródano. E o movimento não se restringe mais apenas à Califórnia, com vinícolas integrantes de Washington, Oregon, Virgínia, dentre outros.


Para que um vinho possa ser considerado um Rhone Ranger Wine ou um Rhone blend deve ter, no mínimo em seu blend (exceto, obviamente, no caso dos monovarietais), 75% de uma ou mais das 21 cepas oficiais do Ródano.


Os Rhones Rangers possuem uma sede em Albion, Califórnia, possuindo ainda "filiais" (regional chapters) em Paso Robles, Santa Barbara, El Dorado e North Coast.


A organização promove ainda diversos eventos em diversas cidades dos Estados Unidos (o de San Francisco, no Fort Mason é um clássico), além de promover anualmente o Grenache Day.


O site dos Rhones Rangers vale a visita, de preferência com uma bela taça de vinho nas mãos!


Cheers!

Comentários (Respostas)