Os Merlots da Northstar Winery

Domingo, 15 de agosto de 2021

Quem segue esse blog há algum tempo sabe que sou um grande fã dos vinhos de Washington, Estado no noroeste norte-americano (não confundir com a capital Washington D.C.). Visitei diversas vinícolas nas muitas sub-regiões de lá anos atrás (no final desse texto coloquei links para os diversos posts sobre Washington e seus vinhos que escrevemos ao longo dos anos), uma jornada que guardo na memória com carinho junto com algumas poucas garrafas restantes compradas naquela viagem.


Recentemente, para celebrar uma ocasião especial, abri uma das preciosas garrafas que trouxe da viagem de Washington: Northstar Premier Merlot Columbia Valley 2010.


O Premier Merlot Columbia Valley é um vinho de produção limitada e é, segundo seu enólogo David “Merf” Merfeld, o auge da qualidade dos vinhos com a Merlot na Northstar Winery, o vinho top da vinícola.


A Northstar Winery se localiza em Walla Walla na chamada Wine Trail South, mas ainda no território de Washington (a AVA Walla Walla se estende por Washington e pelo Oregon), vizinha a outra incrível vinícola a Pepper Bridge Winery. 



Fazendo parte do grupo de vinícolas do Chateau Ste. Michelle, a Northstar Winerytem por foco vinhos elaborados com a Merlot, pura ou prevalecendo em cortes com outras uvas bordalesas, como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot. A inspiração são vinhos da chamada “margem direita” de Bordeaux.


O Northstar Premier Merlot Columbia Valley 2010 é um vinho 100% Merlot, com frutas selecionadas nos melhores vinhedos localizados na macro AVA Columbia Valley: Beverly Gap, Cold Creek e Stone Tree os dois últimos pertinho de Wahluke Slope (uma AVA menor).


O vinho, de excelente qualidade, apresentou uma cor rubi profundo; no nariz tinha uma intensidade pronunciada, com aromas de frutas negras (cereja, mirtilo, ameixa, amora), pimenta negra, menta, baunilha, noz-moscada, fumo, cacau, tabaco, mostrando-se extremamente complexo nos seus 11 anos de idade. Na boca, um vinho seco, com acidez média, taninos altos e bem polidos, álcool de 14,7% (alto), corpo médio mais, intensidade de sabores pronunciada, com destaque para as frutas negras, com um final longo.

Porém, o mais especial do vinho foi me fazer viajar de volta ao tempo e relembrar uma fria manhã de abril quando visitei a vinícola. Um tasting room acolhedor e charmoso, com uma lareira quentinha era o cenário para a degustação de vinhos elegantes como o Premier Merlot 2010 que provei na época. 


Cheers!

Para relembrar posts anteriores sobre Washington e seus vinhos clique aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui,  

Comentários (Respostas)