Paris: Aula e Degustação de Vinhos

Sábado, 21 de julho de 2012

Alguns anos atrás, já no meu último dia em Paris, na hora de pegar o transporte para o aeroporto, chegou às minhas mãos um folheto sobre aulas com degustações de vinhos em Paris. Sei lá a razão, acabei guardando o folheto.


Recentemente, voltei a Paris e quando pesquisava locais para compras e degustações de vinhos, me lembrei do tal folheto. Lá estava ele esquecido no meio do meu material sobre vinho (cartões, folhetos, prospectos de enotecas, vinícolas, enólogos, bares e restaurantes).


O folheto era de ÔChateau, um bar de vinhos que possui aquelas maquinetas de degustação, além de servir vinhos no estilo clássico (compra-se a taça ou a garrafa mesmo). Também oferece flights temáticos. Hoje um dos meus endereços preferidos em Paris para degustar vinhos (veja o post anterior Paris: Degustando Grandes Vinhos em Taças).

Porém, seu grande diferencial reside nos cursos rápidos, de poucas horas, sobre vinhos e temas relacionados.


Os cursos são em inglês e não exigem nenhum prévio conhecimento sobre vinho. E as inscrições podem ser feitas online.


Quatro “aulas” eram oferecidas na época: 1) Wine & Cheese Lunch; 2) Tour de France of Wine; 3) Grands Crus Tasting; 4) Wine Tasting Dinner.


Minha primeira escolha foi o Grands Crus Tasting. No entanto, esta degustação não seria realizada na semana em que estaria em Paris. Assim, acabei optando pelo Tour de France of Wine.


Essa degustação dura duas horas, e é conduzida por um sommelier, que explica a legislação vinícola francesa (o sistema de Appellation d'origine contrôlée - AOC) e sobre a importância da noção de terroir, em especial para a escolha de um vinho, fazendo um contraponto com a escolha do vinho apenas pela uva. Fala-se ainda nessa parte introdutória da técnica de como degustar um vinho.


Na sequência, passa-se a explicar as principais regiões francesas, degustando-se alguns vinhos. São servidos uma taça de Champagne, dois brancos (Loire e Bourgogne) e três tintos (um Bordeaux, um Rhône e um Languedoc). Embora as regiões referentes aos vinhos servidos sejam mais esmiuçadas, o sommelier não deixa passar em branco as demais regiões francesas.


Não espere nenhum vinho famoso. Os vinhos servidos são de pequenos produtores, todos, no entanto, de excelente qualidade. Os rótulos variam sempre (veja a lista dos que degustei nas fotos abaixo).


Junto com os vinhos, são servidos pães e água. Mas se você quiser, pode pedir a parte uma tábua com diversos queijos.


É fornecida ainda  uma Cheat Sheet (uma cola, por assim dizer), onde constam as técnicas básicas de degustação, um mapa com as regiões vinícolas francesas, com os respectivos estilos principais de vinho e as uvas mais comuns, explicações sobre como ler um rótulo, dentre outras informações.


Embora claramente dirigida a iniciantes, vale pela experiência. Recomendo.


Santé!

Comentários (Respostas)