Vitória em Pomerol!

Quinta-feira, 22 de março de 2012

Uma das maiores estrelas de Bordeaux é Pomerol, terra de grandes vinhos e onde predomina e brilha a “injustiçada” Merlot.

Da AOC (Appelation d’Origine Contrôlée) Pomerol se originam vinhos míticos, como o Château Petrus, este já faz alguns anos 100% Merlot, bem como os sensacionais Châteaux Le Pin, Le Gay, Clinet, Le Bon Pasteaur (da família do famoso flying winemaker Michel Rolland) e outros mais. 

Pomerol produz ainda vinhos “menos badalados” (e mais em conta), de excelente relação-qualidade preço (pelo menos, fora do Brasil), como o Château La Croix des Templiers


Alguns Châteaux de Pomerol (Grand Moulinet, Haut-Tropchaud, Lafleur Grangeneuve, La Truffe, Les Graves de Canterau, Vray Croix de Gay, Clos de la Vieille Eglise, Domaine de la Pointe e Domaine Vieux Taillefer) estão celebrando uma importante vitória: conseguiram anular, no Conseil d’Etat uma regulamentação promulgada em 2009, pela qual os vinhos da AOC Pomerol deveriam ser elaborados em instalações dentro dos limites territoriais da comuna de Pomerol, ou não poderiam ostentar mais em seus rótulos a AOC Pomerol (mesmo as uvas sendo todas de Pomerol). O prazo para a adequação era até 2019.


O Conseil d’Etat entendeu que a referida regulamentação violava a Carta de Direitos Humanos da União Europeia e era contrária às regras francesas do setor vinícola.


Para aumentar a confusão, uma outra regulamentação posterior, de 2011, instituiu, a possibilidade de vinificação dos vinhos do Pomerol na comuna vizinha de Libourne


Agora, no entanto, com a decisão do Conseil d’Etat os viticultores franceses devem poder elaborar seus vinhos na comuna vizinha de Lalande-de-Pomerol.


Santé!


Fonte: Decanter.

Comentários (Respostas)