Paradigm, uma Jóia de Oakville

Segunda-feira, 27 de junho de 2016

Degustar um vinho quase sempre é um prazer, porém quando degustamos um vinho de uma vinícola que visitamos (e adoramos) a experiência é ainda mais agradável. É como se fossemos transportados no tempo e no espaço, relembrando com grande nitidez aquele momento especial. A nostalgia acaba por influenciar a degustação, tornando-a mais subjetiva do que objetiva, e, com certeza, ainda mais prazerosa.


Essa semana isso ocorreu mais uma vez comigo e com minha esposa. Degustamos um Paradigm Zinfandel 2011, e imediatamente fomos transportados ao passado e nos vimos em Napa Valley uma vez mais.


A Paradigm Winery nos foi apresentada em 2011, em um jantar no Tra Vigne, um clássico restaurante de Napa, mais especificamente em St. Helena. Naquela oportunidade bebemos, após um dia de degustações, uma meia garrafa do Paradigm Cabernet Sauvignon 2006, que muito nos impressionou. Infelizmente, não conseguimos, naquela viagem, visitar a vinícola, embora tenha trazido comigo duas garrafas do  que havíamos degustado.

Depois daquele dia, sempre que viajámos aos Estados Unidos acabávamos por provar uma nova safra do Paradigm Cabernet Sauvignon.


Anos depois, indo mais uma vez à Napa, obviamente, uma das vinícolas em nossa lista era a Paradigm Winery.


A Paradigm Winery se localiza em Oakville, uma das mais prestigiosas AVAs (American Viticultural Area) de Napa, e berço de alguns dos melhores Cabs da Califórnia.


Fundada pelo casal Ren e Marilyn Harris, a vinícola iniciou suas operações em 1976, inicialmente limitando-se a vender suas uvas a outras vinícolas da região, o que ainda ocorre hoje com uma parte de sua produção (Groth, Nickel & Nickel e Far Niente são alguns dos compradores).


Posteriormente, em 1991, a Paradigm lançou seus primeiros vinhos, tendo como enólogo o talentoso Heidi Peterson Barrett, desde então.

A Paradigm Winery possui cerca de 55 acres de vinhedos plantados em Oakville, com Cabernet Sauvignon, Merlot, Zinfandel e Cabernet Franc. A curiosidade está na Zinfandel - uma cepa raramente plantada em Oakville -produzindo, no entanto, um dos melhores Zinfandels que já degustei.


Além de seu vinho ícone, o Cabernet Sauvignon, e do elegante e surpreendente Zinfandel, a Paradigm produz também um Rosé of Merlot, um Merlot e um Cabernet Franc.


Em nossa visita, após conhecer as instalações da Paradigm e visitar os vinhedos, tivemos a oportunidade de provar todos os vinhos da Paradigm, de acordo com a safra corrente disponível.

 

Degustamos, na bela salão de degustações da Paradigm com as montanhas Macacadas ao fundo, o Paradigm Rosé of Merlot 2013,  o Paradigm Merlot 2011, o Paradigm Cabernet Franc 2011, o Paradigm Zinfandel 2011 e o Paradigm Cabernet Sauvignon 2010, todos de altíssima qualidade, sendo os dois últimos os nossos preferidos.

Importante lembrar que a vinícola somente aceita visitas com agendamento prévio, e aconselhamos estabelecer contato com alguma antecedência.


Outro ponto curioso, porém importante para os visitantes, é que a Paradigm fica em uma via secundária da Highway 29, a Dwyer Road com uma placa logo no início com o aviso de “No Wineries This Road”!?!?

Infelizmente, os vinhos da Paradigm, com exceção do Cabernet Sauvigon, têm pequena produção, sendo difíceis de encontrar fora da vinícola (embora não impossível, visto já tê-los encontrado em uma filial da Total Wine e na Wine Exchange).

 

Vale destacar que por cerca de US$ 60 o Paradigm Cabernet Sauvignon apresenta uma excelente relação custo-benefício quando comparado com outros Cabs  de Napa, principalmente da prestigiosa apelação de Oakville (só para se ter uma noção, as prestigiosas Harlan e Opus One têm seus vinhedos ali pertinho).


Cheers!

Comentários (Respostas)