Maison Louis Jadot – Visita e Degustação

Sábado, 30 de abril de 2016

A Maison Louis Jadot é uma das casas mais tradicionais da Borgonha, reconhecida por enófilos do mundo todo pela alta qualidade de seus vinhos.


Embora fundada em 1859, a história da vinícola remonta ao ano de 1826 quando a família Jadot comprou o Clos des Ursules, seu primeiro vinhedo, atuando como vignerons até 1859, ano em que passaram a produzir vinhos.



A Maison Louis Jadot produz diversos vinhos das mais variadas AOCs (Appellation d'Origine Contrôlée) da Borgonha, desde os vinhos regionais até premier crus e grand crus. Também produz vinhos a partir de crus de Beaujolais (região geopoliticamente inserida na Borgonha).


A Louis Jadot elabora vinhos tanto a partir de seus próprios vinhedos quanto com uvas compradas de outros vignerons, com os quais mantém longa e estreita relação, inclusive na forma de manejo dos vinhedos. Dessa forma, a Maison controla cerca de 270 hectares de vinhedos na Borgonha, incluindo Beaujolais, com uma longa lista de vinhedos (ou parcelas de vinhedos, como usualmente ocorre na Borgonha).

A alta qualidade dos vinhos da Maison Louis Jadot, desde os Grand Crus até os vinhos de apelação regional, decorre da filosofia da casa, presente desde sua fundação: igual importância a todos os vinhos produzidos buscando a máxima expressão de cada terroir. Essa filosofia se traduz nos rótulos de seus vinhos, sempre com a cabeça do deus grego Bacchus, um sinal de preocupação com a qualidade dos vinhos, seja um mais simples, seja um Grand Cru.


Atualmente, a Maison Louis Jadot é controlada pela família Koch, prévios importadores nos Estados Unidos dos vinhos da Maison. A vinícola é gerenciada por Pierre-Henri Gagey, e o enólogo-chefe é Jacques Lardière, um dos nomes mais respeitados da Borgonha e responsáveis pelos vinhos da Louis Jadot desde 1970.

Em recente viagem à Borgonha tivemos uma incrível experiência, uma visita particular à Maison Louis Jadot, uma das casas mais tradicionais da Borgonha.


Recebidos pelo simpático monsieur Olivier Masmondet, tivemos uma verdadeira aula teórica e prática sobre a Borgonha e seus vinhos.


Percorrendo as belas e modernas instalações da Maison Luois Jadot, situada no caminho para Savigny-lès-Beaune, aprendemos não apenas a história e filosofia da vinícola, mas também a hierarquia dos vinhedos na Borgonha, até noções de climat e lieu-dit (conceitos complexos, com controvérsias, e que merecem um post próprio).

Já  nossa “aula” prática foi algo único. Por vezes já havia degustado vinhos diretamente da barrica. Dessa vez, porém, foi bem diferente.


Percorrendo a sala de barricas, escutávamos atentamente as explicações apaixonadas do monsieur Masmondet sobre os diferentes vinhos, suas características, seus detalhes decorrentes das safras... E parávamos e degustávamos alguns dos vinhos, sempre premier crus ou grand crus, todos retirados diretamente das barricas, comparando-os (um Clos Vougeot 2014 com um 2015; um Puligny-Montrachet e um Chassangne-Montrachet) e trocando impressões.


Assim passamos algumas horas, provando pouco mais de uma dezena de vinhos (Clos Vougeot 2014, Clos Vougeot 2015, Puligny-Montrachet Folatieres 2014, Chassangne-Montrachet Morgeot 2014, Gevrey-Chambertin Combe Aux Moines 2014, Chambolle-Musigny Sentiers 2014, Meursault Genévriers  2014, Corton-Charlemagne 2014, Vosne Romanée Beaux Monts 2014, Nuits-Saint-Georges Boudots 2014 e Échézeaux 2015), e aprendendo in loco sobre o incrível, rico e complexo mundo dos vinhos da Borgonha.


Encerramos a visita na loja da Maison Louis Jadot, onde além da possibilidade de degustação, pode-se comprar diversos rótulos de safras variadas. Realmente uma festa para qualquer amante de vinhos!


Santé!

Comentários (Respostas)